Thaïs de Freitas leva Áuto Retrato' ao Sesi

A artista plástica rio-pretense Thais de Freitas chega ao espaço cultural do Sesi com uma exposição ampla, não tanto pela quantidade de obras (apesar de que 44 trabalhos é sim um bom número), mas pelo período que abrange. No lugar de uma mostra apenas com a produção mais recente, Thais optou por apresentar ao público o resultado de 20 anos de criações, desde o início da carreira, em 1986, até hoje. A exposição leva o nome adequado de “Auto Retrato”. Foi inaugurada ontem e fica aberta à visitação até o dia 27 deste mês, no Sesi da Represa. Apesar de haver um fio condutor que dá às obras uma intenção de unidade (entendida como a própria identidade da artista), “Auto Retrato” revela as fases (ou as faces) de Thais, resultado das diversas experimentações ao longo de duas décadas.

“Estão ali minhas buscas, experiências, afinidades, vivências, erros e acertos, por meio de alguns desenhos, gravuras, colagens e pinturas”, explica a artista. O aspecto positivo de uma exposição como essa, com cara de retrospectiva de uma vida, é que ela dá chance de conferir trabalhos jamais vistos em público, especialmente o estudo das instalações pseudo-arqueológicas, iniciada em 1999. Até porque Thais expôs pouco nos últimos anos. “Fiz uma exposição no ano passado, mas antes a última individual foi em 1997”, diz. “Agora estou colhendo os resultados verdadeiros de todo esse trabalho”. No ano passado, Thais, ao lado da irmã, a também artista Cristiana de Freitas, fez parte de uma coletiva de artistas brasileiros no Mozarthaus, em Viena, num projeto comemorativo aos 250 anos de Mozart, e este ano integra com outros rio-pretenses uma série de projetos para exposição em Portugal.

Igor Galante (foto: Guilherme Baffi)

Serviço
‘Auto Retrato’. De Thais de Freitas. Até o dia 27, no Sesi. Informações pelo telefone (17) 3224-6611


3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho interesse na primeira obra da artista Thais de Freitas. Pela imagem aparenta ser uma obra contemporânea com um ensejo a pintura rupestre.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o nome da primeira obra da artista para obter maiores informações.

Anônimo disse...

A primeira obra da foto é sensacional